Offline
Exposição em Curitiba resgata história do pai da imigração japonesa no Brasil
17/07/2018 08:47 em Novidades

Objetos pessoais, imagens e o diário de bordo do japonês Ryo Mizuno fazem parte da exposição “Ryo Mizuno, o pai da imigração japonesa no Brasil e seu diário de bordo do
Kasato Maru”. A exposição abre na próxima terça-feira, às cinco horas da tarde, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. A mostra faz um resgate da colonização japonesa no Brasil a partir da história do empresário e político japonês Ryo Mizuno, escrita por ele mesmo durante a viagem de mudança do Japão ao Brasil. Ele esteve pela primeira vez em território brasileiro em 1906, na qual teve contato com a produção cafeeira do país e decidiu propor um plano de imigração japonesa, que tinha previsão de trazer três mil pessoas.

Em 1908, após mobilizar recursos, Ryo Mizuno desembarcou no Brasil com o primeiro grupo, com cerca de 165 famílias, a bordo do famoso navio Kasato Maru. Entretanto, em uma das viagens ao Japão, para buscar novos imigrantes, ele foi surpreendido pelo início da Segunda Guerra Mundial, o que o impediu de voltar ao Brasil. Apenas dez anos depois ele pôde retornar e reencontrar a família, que já estava instalada em Curitiba. Ele viveu até os 91 anos, em São Paulo e a mostra é uma homenagem à visão e aos esforços de Ryo Mizuno para trazer desenvolvimento para o povo e para a nova terra, o Brasil, e também à população japonesa responsável pela diversidade da formação do povo
brasileiro. Os documentos e objetos que estarão expostos foram cedidos pela comunidade japonesa e pelo Museu da Imigração Japonesa de São Paulo.

A mostra fica em cartaz até o dia 05 de outubro no Hall da Secretaria de Estado da Cultura, que fica na Rua Ébano Pereira, número 240. É possível visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das oito e meia da manhã ao meio dia e da uma e meia às seis da tarde. A entrada é gratuita. (Repórter: Priscila Paganotto)

 

 

-- 

Secretaria de Comunicação Social
Setor de Rádio
(41) 3210-2561
COMENTÁRIOS